As unidades de saúde de Guarantã do Norte estão realizando testes rápidos gratuitos para detectar o vírus das Hepatites Virais do tipo B e C. ação faz parte da campanha “julho Amarelo”, realizada pelo Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal, e Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo é permitir que pacientes portadores da Hepatite tenham conhecimento da doença, que muitas vezes não apresenta sintomas, e iniciem o tratamento o mais rápido possível.
A enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica, explica os sintomas da doença, forma de tratamento e o trabalho que será realizado pela secretaria municipal de saúde no município. “A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas”, comentou a enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica, Elisangela Camargo.
TRANSMISSÃO DA HEPATITE
Partilhar seringas;
Relação sem camisinha;
Consumir alimentos ou água contaminados;
Contato com urina ou fezes do indivíduo contaminado.
SINTOMAS
Febre;
Fraqueza;
Mal-estar;
Dor abdominal;
Enjoo/náuseas;
Vômitos;
Perda de apetite;
Urina escura (cor de café);
Icterícia (olhos e pele amarelados);
Fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro).
TRATAMENTO PARA HEPATITE
O tratamento para hepatite pode ser feito apenas com repouso, boa alimentação e hidratação. No entanto, em alguns casos o médico poderá prescrever o uso de medicamentos como, por exemplo, Interferon, lamivudina, adefovir, dipivoxila e entecavir.
A secretária de saúde, reforça a importância da prevenção contra a doença. “Vamos aproveitar que o mês de julho é um mês de prevenção às hepatites. Convido toda a população para comparecer nas unidades de saúde durante esta semana, do dia 12 ao 16, realizando os testes rápidos. Além dos testes de hepatites, vamos realizar de HIV e Sífilis”, afirmou a secretária Leticia Camargo.